STUART CARVALHAIS (1887-1961)

A INFÂNCIA DO ARTISTA NA CORTEGANA, ALENQUER



José Herculano Stuart d'Almeida Carvalhais foi um notável ilustrador e desenhador, que deixou o seu rasto artístico em inúmeras publicações (Sempre Fixe, Os Ridículos, Diário de Notícias, ABC, etc.), mas também em outros trabalhos que executou, como cartazes, capas de discos, banda desenhada, capas para livros, cenários, cartões para figurinos e tantos outros.
A sua produção artística prolongou-se por toda a primeira metade do séc. XX, e, talvez, não haja quem melhor do que ele tivesse retratado a vida lisboeta de então.



José Stuart  Carvalhais nasceu  em 1887, em Vila Real (Trás-os-Montes), filho de José Joaquim d'Almeida Carvalhaes e de D. Margarida Amélia Stuart Torrie, senhora de ascendência inglesa por parte de sua mãe, D. Maria Stuart Torrie que casou com o transmontano José Vitorino Correia Guedes.
Quando Stuart nasceu, em Vila Real, era o seu pai o correspondente nessa cidade de um jornal humorístico e de caricaturas, O Dragão, que se publicava no Porto. Mas, antes de aí chegar, já José Joaquim Carvalhaes havia vivido muito que contar, ele que descendia de uma abastada família duriense e havia nascido em 02.12.1854, em Santa Marta de Penaguião.

José Joaquim d'Almeida Carvalhaes (1854-1919)

Com apenas 8 anos de idade embarcou José Joaquim para o Brasil, onde um tio seu, Albino Seixas, se encontrava radicado, aí permanecendo, junto dele, largos anos. Chegada a maioridade, vestiu a farda de oficial da Marinha brasileira e deixou a Fazenda da Vila do Itabi, rumo à misteriosa e pouco conhecida Amazónia, onde foi gravemente ferido pelos índios. Em 1880, a conselho médico, regressou a Portugal.
Já no seu e nosso país, em 1883, empregou-se nos Correios, profissão que deixou em 1886 para se dedicar à Agronomia.

Quinta do Rossio na Cortegana - Imagem de "DFJ VINHOS"



Corria o ano de 1893 quando José Joaquim Carvalhaes chegou à Cortegana, onde teve residência na Qt.ª de Val de Gama, para assumir a administração das propriedades do Visconde de Chanceleiros, actividade que exerceu até 1897. A sua acção como administrador, por tão boa, fez-se notada, o que lhe valeu ser condecorado com a medalha de Mérito Agrícola.
Casado, como já se referiu, com D. Margarida Amélia Stuart Torrie, natural de St.ª Maria de Oliveira, Mesão Frio, com o casal veio para o concelho de Alenquer o pequeno José Herculano, mais tarde o famoso artista Stuart Carvalhais, que, dos 7 aos 10 anos, certamente muito correu pelas ruas da Cortegana, aldeia de moradores ilustres, como João de Deus, ou pelos frondosos jardins da Qt.ª do Rossio, onde seu pai dirigia os trabalhos agrícolas nas terras de onde jorrava um dos melhores vinhos alenquerenses. 
Refira-se, por último, que na Qt.ª do Val de Gama, residência dos Carvalhaes, nasceu no dia 12.11.1893, uma filha destes, a pequenita Maria José, que aí faleceria passados quatro meses (13.03.1894), a qual teve como padrinhos de baptismo Sebastião José e Maria Ema, filhos do Visconde de Chanceleiros.


José Henrique Leitão Lourenço 




Mensagens populares deste blogue